04 de setembro de 2017

Representantes de Consorcio Intermunicipal CMCO, Realizam Visita A Bahia

Dos dias 31 de Agosto a 01 de Setembro, o Presidente e o Secretário Executivo do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Centro-oeste do Tocantins (CMCO), estiveram no Estado da Bahia nas cidades de Salvador e Feira de Santana, a fim de fazer um intercâmbio de Conhecimento, trocando experiências, e foram ver de perto o trabalho que é desenvolvido no Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão. A viagem foi oferecida e Custeada pelo BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), teve como objetivo buscar conhecimento junto ao Consorcio Portal do Sertão, o mesmo que já esta em atividade desde o ano de 2010, principalmente ao que se refere no modo de cooperativismo adotado entre os consorciados.

O Consorcio se reuniu com o Governador da Bahia em exercício, João Leão no dia 31 de Agosto, o mesmo fez uma demonstração da importância das políticas de consorcio Intermunicipal, que no Estado da Bahia já são desenvolvidas desde 2010. “hoje já estamos com 34 consórcios multifinalitários em diversas ações como infra-estrutura de estradas, regularização fundiária, ambiental e sem contar os consórcios de saúde que irão gerir as diversas policlínicas que o estado vai inaugurar” destacou João Leão.

No dia 01 de Setembro o grupo Tocantinense se dirigiu até o Município de Feira de Santana, onde puderam conferir em loco, como funcionam as atividades do Consorcio Portal do Sertão instalado desde 2010, consorcio esse que conta hoje com a participação de 16 município filiados sendo eles: Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estevão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio, Tanquinho, São Gonçalo dos Campo e Terra Nova.

Para o Prefeito de Santa Rita do Tocantins, Arthur Maia presidente do Consorcio CMCO, essa busca de conhecimento é de fundamental importância para o desenvolvimento da consorcio. “conhecimento é sempre fundamental e buscá-lo onde já deu certo é primordial, o Consorcio portal do Sertão hoje é um modelo Consorcio Intermunicipal que deu certo, saímos da Bahia com uma carga de conhecimento ainda maior e agora é colocar em pratica em nossas ações frente ao nosso Consorcio”. Lembrou Arthur Maia.

Além do prefeito de Santa Rita Arthur Maia, também acompanharam o grupo o Prefeito de Jaú e Bandeirante, que representavam outros consórcios do Estado do Tocantins.