conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Santa Rita do Tocantins

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

O trabalho de identificação de pacientes com sintomas de ‘Sindrome Gripal’ em Santa Rita do Tocantins, a Busca Ativa, da Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, resultou na identificação de dois casos positivos de Coronavírus (Covid – 19) de forma prematura, e pode assim ter impedido que esses pacientes, sem saber, transmitissem o vírus para mais pessoas.


Ao serem identificados, os pacientes foram devidamente isolados, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Graças a ações intensas, como essa, de prevenção e monitoramento, Santa Rita do Tocantins foi a última cidade tocantinense, às margens da BR – 153, a registrar casos de Covid, o que ocorreu no dia 10 de julho.


Nas mais recentes ações do Busca Ativa, a Vigilância Sanitária esteve, no dia 08 de julho, em sedes de órgãos municipais – considerando os servidores como multiplicadores de informações – fornecendo orientações sobre a importância do distanciamento social e uso de máscaras. “Foi orientado ainda sobre a suma importância de se evitar festas e contato com pessoas que não seja do nosso convívio intimo familiar”, destacou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Luzimary Rodrigues.


Além disso, é mantido continuamente o trabalho de monitoramento de chegada de visitantes ou moradores locais que estiveram em viagem a cidades atingidas pela doença, numa junção de esforços entre a Vigilância Sanitária e a Equipe de Estratégia da Saúde da Família da Secretaria Municipal. “Antecipamos as orientações para que nada venha nos surpreender. Portanto feitas todas as orientações e vistorias aos locais, enfatizamos todos os cuidados quanto à saúde e bem-estar de toda a família”, conta a coordenadora.

ANEXOS:

GALERIA DE FOTOS